Dezembro Vermelho: município de Cocal do Sul na luta contra a Aids

Cocal do Sul (SC)

O município de Cocal do Sul abraçou a Campanha Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar a população quanto à prevenção da infecção e combate ao HIV/Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

A Secretaria de Saúde preparou algumas ações para o mês, entre elas uma palestra voltada a médicos, enfermeiros, técnicos e farmacêuticos, com o médico infectologista dr. Raphael Elias Farias, que irá ocorrer no dia 12 de dezembro, a partir das 13h30, no auditório da Coopercocal. O evento é aberto a estes profissionais da saúde, para receberem orientações e capacitação quanto ao tema.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

Além disso, vale destacar que as unidades de saúde do município estão intensificando os testes rápidos de HIV que são feitos de forma simples e rápida, cujo resultado aparece na hora, além de orientações que também são dadas ao paciente. Além disso, a unidade de saúde do centro possui horário estendido de atendimento de segunda a sexta-feira, até às 21h, onde são oferecidos diversos serviços, entre eles o teste rápido.

Em Cocal do Sul existe um programa, situado na Vigilância Epidemiológica, voltado a orientar e atender os pacientes que contraíram o vírus HIV. Atualmente, são atendidos mais de 70 pacientes que recebem atendimento todo mês com o médico infectologista dr. Raphael, além de receberem também medicação gratuita (de uso diário).

“Sabemos que a prevenção e o tratamento, além da empatia, são fundamentais para continuarmos trilhando um caminho melhor e mais saudável; deixando claro que é necessário continuar testando, tratando os pacientes positivos e combatendo o preconceito e a discriminação”, enfatiza a secretária de Saúde, Glícia Pagnan.

Sobre a Aids

O vírus HIV está presente entre a população e o assunto precisa de notoriedade, por isso a importância da campanha. A doença é uma realidade, mas possui tratamento disponibilizado de forma gratuita pelo SUS.

A Aids é uma doença causada pela infecção do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Os sintomas podem ser semelhantes a uma gripe comum, como febre, dor de cabeça, cansaço e inflamação na garganta.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também